MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estágios: CEFET-MG facilita processos com novos formulários

Quinta-feira, 8 de agosto de 2019
Última modificação: Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Apenas 2,7% dos estudantes de nível médio e técnico participam de programas de estágio. Na Graduação, esse dado não é muito diferente: apenas 8,9% buscam vivências práticas em suas formações. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Estágios (Abres).

Para fomentar e incentivar o aperfeiçoamento dos alunos do CEFET-MG, independente do curso, a Coordenação Geral de Programas de Estágio (CPRE) mantém um site atualizado constantemente, em que os estudantes têm acesso a número de vagas de estágio oferecidas pela Instituição.

E, para aperfeiçoar a oferta e a busca por oportunidades, a coordenação desenvolveu um novo modelo de formulário, necessário para preencher qualquer vaga oferecida, independente do curso, com exceção das organizações parceiras que possuem modelo próprio de documentação. O novo modelo, disponível no portal através da guia Formulários e Orientações, unificou e substituiu dois formulários diferentes, direcionando a modalidade de estágio: obrigatório remunerado, obrigatório não remunerado e não obrigatório.

O formato do arquivo também foi alterado. Antes, o documento era editável; agora, passa a ser em pdf, sendo possível inserir dados nos campos preenchíveis, que são delimitados no documento. É preciso fazer download do arquivo e abrir em leitor de pdf.

Para agilizar o processo, outra novidade é que, em alguns campos, como “modalidade do estágio”, “campus” e até “formação do supervisor”, os dados já estão pré-cadastrados, bastando apenas que o aluno selecione a opção que se enquadrar na sua situação.

“A mudança faz parte de uma campanha da CPRE, que tem como objetivo facilitar o acesso e o preenchimento dos documentos pelos alunos. Também faz parte da campanha a reorganização da página da Coordenação, que está em fase inicial, além de rodadas de reuniões com os professores responsáveis pelos estágios de todos os cursos da CEFET-MG, para tirar dúvidas, apresentar os novos formulários e discutir propostas de melhorias nos procedimentos relativos a estágios”, explica o coordenador geral, Pedro Henrique Dias de Sousa.

Para iniciar um estágio

O primeiro passo para o aluno que vai iniciar a atividade é certificar-se de que a concedente (empresa que oferece o estágio) possui acordo de cooperação com o CEFET-MG. Essa consulta pode ser feita no SIGAA do próprio aluno, ou através do site da Coordenação Geral de Programas de Estágio (CPRE).

Após a confirmação de que a concedente possui convênio com o CEFET-MG, basta providenciar o Termo de Compromisso e o Plano de Atividades do Estágio. Os documentos, que antes ficavam em locais distintos na página, agora estão contidos no novo formulário.

Redação – Secretaria de Comunicação Social, com informações da CPRE